Ser uma cooperativa cada vez mais consciente do seu papel socioambiental responsável nos espaços onde atua! Neste desafio a Coopmetro orienta sua atuação atenta ao tema sustentabilidade e tem uma atenção redobrada ao óleo diesel, um dos principais insumos demandados a atividade do transporte.
O óleo diesel ainda é o tipo de combustível mais utilizado em transportes marítimos, ferroviários, máquinas agrícolas e principalmente no transporte rodoviário com forte participação dos caminhões.
Existem vários tipos de óleo diesel, mas dois deles são mais populares e mais acessíveis no mercado: o Diesel comum, também chamado de S500 e o Diesel S10, cujo uso, a Coopmetro incentiva para todos os cooperados. Vamos entender um pouco sobre as diferenças que existem entre eles quando o assunto é meio ambiente.
No Diesel o principal ponto de atenção é a quantidade de enxofre liberada para atmosfera. Tomando como exemplo, um caminhão truck ou toco, bem regulado, com dois tanques de combustíveis de 250 litros cada, este rodará cerca 1.800 km a uma média 3,5 km por litro. Este cenário representa uma viagem de Para de Minas ao Rio de janeiro, ida e volta, com entregas em diversos pontos distribuídos.
Neste contexto, 50 veículos realizando 10 viagens por mês, utilizando o Diesel S10, em um ano serão liberados 12,75 kg de enxofre na atmosfera; equivalente a 2 ½ sacos de arroz com 5 kg cada. Contudo, se o combustível utilizado for Diesel S500 a atmosfera vai receber quantidade de enxofre 50 vezes maior. Serão cerca de 638 kg; equivalente a aproximadamente 127 sacos de arroz com 5 kg cada.
O diesel, indispensável na atividade do transporte é impactante na formação e emissão de elementos poluentes de nossa atmosfera. A Coopmetro direciona seus esforços para viabilizar cada vez mais a utilização do Diesel S10 por seus COOPERADOS e contribuir de forma efetiva com menos impactos ao nosso meio ambiente.
Firmiano Cardoso - Consultor
Tix-On Soluções