Programas Estratégicos

PDGC

Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas.

Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança a COOPMETRO participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. O PDGC é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa sendo realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. A cooperativa primeiro respondeu ao Questionário de Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB, que é um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas. Na sequência, responde ao Questionário de Gestão, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebeu de forma automática uma devolutiva, onde a partir das oportunidades de melhoria apresentadas foi possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa. Ao responder os questionários foi gerado automaticamente índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa. São eles: o Índice Sescoop de Governança Cooperativista, ISGC, que refletiu o desempenho nas questões do questionário de Governança, para os sete critérios: Cooperados, Assembleia Geral, Conselho de Administração/ Diretoria, Conselho Fiscal, Gestão Executiva, Comitês e Auditorias e Resultados, e o Índice Sescoop de Gestão, ISG, que refletiu o desempenho nas questões do questionário Gestão, nos oito critérios do MEG: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obteve os seguintes benefícios: Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71, aumentou o conhecimento do grau de maturidade das nossas práticas de governança e gestão, oportunizou reflexões sobre nossas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação, gerou relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria da nossa situação legal, nossas práticas de governança e gestão, possibilitou a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade e da sustentabilidade, promoção do aprendizado organizacional, desenvolvendo a cultura da excelência e desenvolvimento da visão sistêmica dos nossos dirigentes. Quando se mergulha verdadeiramente no programa PDGC o ganho é inevitável. Logo, o PDGC configura uma oportunidade de crescimento para a COOPMETRO, aos dirigentes e todos os que se apropriam de seus fundamentos, conceitos e orientações. Estes, respeitada a cultura organizacional torna os desafios possíveis, viáveis e reais a partir de quatro perguntas estruturais: Você faz? Se faz, está sistematizado e formalizado? Se está formalizado e sistematizado você mede? Se mede, está ou não melhorando?

AUDITORIA ISO 9001:2015

A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas de padronização) para a implantação do sistema em uma organização. O objetivo é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços oferecido pela empresa que seguem certo padrão de qualidade. O envolvimento das pessoas da organização é o principal percalço para se conseguir o certificado ISO 9001. É fundamental que a Alta Direção demonstre liderança e comprometimento com a implementação do sistema de gestão da qualidade, manter uma comunicação eficiente com os colaboradores sobre essa grande decisão: a implementação da ISO 9001. Explicar os benefícios, a necessidade de colaboração mútua e até enumerar os desafios que serão enfrentados pode ajudar a criar um clima melhor durante o processo. A organização precisa conhecer seus processos e projetos ao ponto de determinar o conhecimento necessário para a operação de seus serviços afim de alcançar a conformidade empresarial. Esse conhecimento deve ser mantido e estar disponível. Os benefícios da ISO 9001 se estendem desde a expansão de mercado até a melhora da imagem da empresa perante seus clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas. Embora sejam evidentes os benefícios da ISO 9001, realizar a implementação não é uma tarefa fácil, demanda trabalho, dedicação e envolve muitos desafios. Os primeiros passos da implementação ser superado, é a criação dos documentos. É necessário redigir a política e os objetivos da qualidade, missão da empresa, o manual de gestão da qualidade, procedimentos de trabalho e instruções técnicas próprias do produto ou serviço.

OQS

A COOPMETRO visando desenvolver o seu quadro social buscou capacitações aos gestores e Ferramentas para fomentar o seu público de interesse com uma maior participação na cooperativa. A Organização do quadro social é uma estratégia de gestão que busca estabelecer um processo contínuo de educação, formação, informação, comunicação e integração do quadro social, com a finalidade de melhorar a participação e consciência dos cooperados em relação ao empreendimento cooperativo, contribuindo para sua sustentabilidade. Entre os objetivos do OQS estão como potencializar negócios, capacitação do público de interesse, redução de custos, fidelização do quadro social e mapeamento de cooperados. Foram desenvolvidos alguns programas de atuação para fortalecimento do quadro social da COOPMETRO como o Programa de padronização ao atendimento do cooperado, o Minuto Cooperativo que são informações sobre educação cooperativista realizada durante as reuniões operacionais e treinamentos dos cooperados. O encontro de mulheres, o dia de cooperar, o programa de reunião de líderes e o programa Educar para Cooperar nos módulos cooperados e módulo Jovens, desenvolvido especificamente para o DIA C. O programa Educar para cooperar é o nosso carro chefe, com o objetivo de levar educação cooperativista aos cooperados, promovendo sempre a identidade cooperativista. Trabalhar com o quadro social é investir na sustentabilidade da cooperativa através da comunicação e compreensão dos cooperados frente as ações da cooperativa, o engajamento do cooperado, o relacionamento do cooperado com a cooperativa gerando novos negócios, novo consumo de produtos e serviços com troca de experiência e fortaleci- mento mútuo. Que o cooperado torne-se um defensor do cooperativismo!


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