Parceria da Coopmetro para transporte de amostras de leite

Coopmetro firma parceria para transporte de amostras de análise de qualidade do leite
19/08/2016

 

Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado, no dia 01 de dezembro, pelo Laboratório de Análise de Qualidade do Leite da Escola de Veterinária da UFMG (LabUFMG), por meio da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa de Minas Gerais (Fundep) e a Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Coopmetro), com apoio da Federação das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop-MG).

De acordo com a coordenadora do LabUFMG, Mônica Cerqueira, essa parceria é fundamental para garantir uma logística padronizada, segura e eficiente para o transporte das amostras destinadas às análises de qualidade do leite, em atendimento à Instrução Normativa N° 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A norma dispõe sobre os métodos analíticos oficiais para controle de produtos de origem animal e água.

O processo consiste no transporte das amostras, a partir de pontos estrategicamente estabelecidos, até o LabUFMG, feito por veículos estruturados para este perfil de serviço e conduzidos por agentes capacitados para atender os requisitos de integridade das amostras. Assim, a logística atua como um facilitador para as indústrias de laticínios, cooperativas e produtores de leite que utilizam os serviços do LabUFMG. A iniciativa é inédita e tem a vigência de um ano, podendo ser prorrogada posteriormente.

De acordo com o diretor da Coopmetro e presidente da Fetranscoop-MG, Evaldo Moreira de Matos, a ação vai fortalecer a intercooperação entre os ramos cooperativistas de transportes e agropecuário. "Visamos fazer com que esse trabalho envolvendo as cooperativas, a UFMG e a Federação seja determinante para garantir uma melhor qualidade do leite que chega ao consumidor", explica.

Atualmente, o volume de leite transportado mensalmente pela Coopmetro é de, aproximadamente, 20 milhões de litros em todo o estado. A intenção é que o projeto seja expandido para outras cooperativas de transporte posteriormente. 

Veja a notícia na íntegra site da Ocemg





Siga-nos:

         

©2020  Coopmetro. Todos os direitos reservados  

Contatos:

Escritório Central:
R. Maria Auxiliadora, 58 - Pirajá, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 31910-560 Fone: (31) 3408-8300

Filiais:

Para maiores detalhes, Entre na página de Contatos